jump to navigation

Os 8 caminhos de Saúde e Cura 24 de Julho de 2009

Posted by Geraldo Neto in Alimentos Funcionais, Qualidade de Vida, Stress.
trackback

Leia todo o texto a seguir para entender a desintoxicação pelo método Honnō:

O homem, em toda a sua história, sempre questionou: “Por que sofremos?”. As respostas têm sido dadas pela ciência e pelas antigas tradições filosóficas. Ambas seguem caminhos diferentes, todavia, tentam chegar ao mesmo objetivo: a identificação do sofrimento, sua origem e o caminho que leva à cessação do mesmo, que é a felicidade.

Curiosamente, neste século XXI tem havido uma estreita aproximação dessas antigas tradições com a ciência moderna. De certa forma, segmentos filosóficos comprometidos com a valorização da vida humana e com a preservação da natureza encontram eco em pesquisas científicas atuais, sobretudo no campo das neurociências, da física moderna, da biologia e da genética.

Assim como ocorre no organismo humano, a natureza é permeada de ordem, inteligência e capacidade de auto-organização. Pelo simples fato de sermos parte indissociável da natureza, somos providos de uma inteligência inata de auto-preservação e auto-regeneração. Para tanto, a natureza nos deu a capacidade de escolher o que é melhor para nós mesmos.

O estado natural do ser humano é a saúde. A doença não é normal, e se caracteriza por uma interrupção do fluxo de inteligência do organismo, do tecido, da célula e até do gene. Em tese, nas medicinas tradicionais a doença é vista como sinônimo de ignorância e de carência de educação em saúde. Cabe ao homem decidir por seu estilo de vida, saudável ou não.

Pesquisas científicas e a própria Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmam que:

mude_sua_historia

 

Fonte: www.senado.gov.br/jornal/noticia

Mais de 50% das causas das doenças estão relacionadas aos hábitos perniciosos de nosso dia-a-dia, o que significa dizer que há uma grande possibilidade de evitarmos o adoecimento e promovermos a cura de muitas enfermidades.

Através do Sistema Honnō de Saúde é possível desenvolver um aprendizado para a vida verdadeiramente saudável. Conhecido no Japão como os hábitos de higiene humana, os 8 Caminhos de Saúde e Cura são os 8 hábitos cotidianos, que proporcionam a saúde, o bem-estar e a felicidade.

Nossas ações no cotidiano são os processos mais ricos de aprendizagem que temos. A vivência integrada e consciente de nossos hábitos proporciona um processo de auto-compreensão e reorganização de hábitos que leva à manutenção da saúde e à cura de diversas doenças.

Segundo o renomado cientista japonês Dr. Toru Abo, professor titular da pós-graduação médica da Universidade de Nigata, no Japão, o homem moderno está adoecendo e morrendo precocemente devido ao estilo de vida equivocado e ao estresse generalizado aos quais está submetido. Na qualidade de médico imunologista e pesquisador, Dr. Abo acredita que se não houver uma mudança profunda em relação aos maus hábitos do dia-a-dia, torna-se impossível manter uma boa saúde.

Em seu último livro, que foi best seller no Japão, “Revolução Imunológica”, Dr. Abo relata sua pesquisa científica inédita que esclarece o mecanismo da regulação do sistema imunológico pelo sistema nervoso autônomo. Afirma que as medicinas tradicionais e as terapias naturais são caminhos seguros para se promover a saúde e a cura de muitas enfermidades. Todavia, é categórico em relação aos hábitos diários, como a alimentação, o exercício físico, o sono, a respiração e outras atividades cotidianas que são de fundamental importância para a nossa qualidade de vida e saúde. Enaltece a integração das práticas naturais de saúde (Sistema Honnō de Saúde) e defende o emprego das terapias orientais praticadas no Japão como recursos válidos para evitar o adoecimento.

Cabe lembrar que o Sistema Honnō de Saúde proporciona não apenas o bem-estar do corpo e da mente, mas também o equilíbrio energético. Por tratar o indivíduo como um todo, envolvendo todas as suas capacidades de auto-regeneração, o Honnō possibilita uma melhora significativa da qualidade de vida.

“De um modo geral, o indivíduo pode se livrar de muitos sintomas e pode recuperar a capacidade de reagir às enfermidades que, porventura, esteja submetido (…) Apesar de todos os obstáculos possíveis e imagináveis ( estresse, entre outros)’, sabemos que os organismos humanos, por mais prejudicados que possam estar, são capazes de reagir e de se libertar de inúmeras limitações que lhe sejam impostas”, diz o Dr. Sohaku Bastos.

O processo de reeducação para a saúde tem início com os exercícios físico-energéticos, com a reeducação alimentar associada à reeducação respiratória, formando a linha da nutrição da vida. Com a reeducação do sono e do repouso associada à reeducação dos movimentos naturais do corpo, temos a linha da sustentação da vida.

Intercalados entre os quatro caminhos, temos as linhas de conservação da vida: A Estimulação Cutânea, o Relaxamento, a Meditação e a Postura.

Todos esses processos são importantes, a começar pelas atividades mais simples de nossa vida: comer, respirar, dormir e se movimentar. A dificuldade do homem contemporâneo é reaprender essas atividades, pelo fato de estar completamente condicionado à ditadura dos costumes atuais que se encontram totalmente divorciados da autoridade da natureza. Por isso, necessita, o quanto antes, de reavaliar seus hábitos para não adoecer e, conseqüentemente, não sofrer.

8partes

 

Por: Sohako Bastos

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: